O mundo corporativo tem siglas e nomes pra tudo.

E tem uma sigla que todo mundo adora falar, mas a maioria das pessoas nem sabe o significado: CEO.

Você sabe dizer o que significa a sigla CEO?

E CTO?

E CSO?

E CLO?

E COO?

E CFO?

Todas essas siglas representam diferentes cargos executivos de liderança que uma empresa pode ter.

Eu escrevi esse post pra te mostrar os 14 principais cargos e também falar quais são as atribuições e responsabilidades de cada um deles.

Eu vou começar a lista com os quatro cargos executivos mais comuns nas grandes empresas: CEO, COO, CFO e CTO, e depois vou organizar os outros cargos em ordem alfabética.

Mas antes de tudo, vou te fazer uma pergunta.

Você sabia que no Brasil existem 24.035.949 CEOs?

É isso mesmo, porque existem 24.035.949 empresas ativas no Brasil hoje! Hehe.

Eu preparei um vídeo muito legal que mostra o crescimento de empresas ativas em cada estado do Brasil nas últimas décadas.

Impressionante a evolução, né?!

Marketing por

Mas antes de começar por aqui vou responder uma dúvida muito comum!

O que é C-Suite ou C-Level?

Só de olhar os exemplos que dei ali em cima você provavelmente já percebeu que todas as siglas começam com a letra C, né?

Isso é porque nessa siglas a letra C representa a palavra “Chief” em inglês, ou Chefe em português.

É justamente porque as siglas começam sempre com a letra C que normalmente os cargos executivos são chamados de “C-Level” ou “C-Suite”.

CEO - Chief Executive Officer

CEO, o Chief Executive Officer ou Diretor Executivo, é o executivo responsável por toda a estratégia da empresa e ocupa o cargo mais alto.

O trabalho do CEO é complexo pois requer pensamento estratégico, conhecimento da indústria e das operações internas da empresa, e um relacionamento constante com todos os outros executivos da empresa, membros do conselho, maiores clientes, parceiros, fornecedores e investidores.

O CEO trabalha diretamente com os outros executivos para desenvolver e executar a estratégia da empresa.

Outra grande responsabilidade do CEO é a construção da imagem da empresa, com uma definição clara dos seus valores e cultura, para que todos os funcionários e colaboradores entendam o seu propósito dentro da empresa.

COO - Chief Operating Officer

COO, o Chief Operating Officer ou Diretor de Operações, é o executivo responsável pelas operações diárias da empresa.

Normalmente o COO é o braço direito do CEO e o segundo na linha de comando pois está em contato direto com a operação e é responsável por prever, prevenir e resolver problemas operacionais e logísticos que impactam diretamente a execução da estratégia da empresa.

Por estar em contato diário com todas as operações da empresa, o COO tem um conhecimento profundo dos desafios enfrentados pela empresa e é seu dever comunicá-los claramente para o CEO.

Com frequência o COO é o sucessor natural do CEO, por conhecer muito bem a estratégia da empresa e ser responsável pela sua execução em todas as áreas.

CFO - Chief Financial Officer

CFO, o Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro, é o executivo responsável pelo controle financeiro e contábil da empresa.

O CFO mantém uma visão completa das finanças da empresa, incluindo despesas, receitas, investimentos e dívidas e reporta essa informação para os executivos da empresa e para os investidores.

Uma das grandes responsabilidades do CFO é estar sempre atento aos riscos financeiros a que a empresa está exposta.

O CFO também precisa ter um controle completo das finanças para garantir que a empresa esteja em conformidade com os órgãos de controle sobre seus impostos, tributos, leis, taxas e contribuições.

CTO - Chief Technology Officer

CTO, o Chief Technology Officer ou Diretor de Tecnologia, é o executivo responsável por todo o desenvolvimento e manutenção de tecnologia de uma empresa.

O CTO deve estar sempre atento às novidades e tendências do mercado de tecnologia para manter a empresa tecnologicamente competitiva.

Uma das principais responsabilidades do CTO é garantir que a empresa consiga desempenhar suas estratégias de produto, marketing e vendas através do uso de tecnologia.

A função do CTO por muitas vezes se mistura com as responsabilidades do CIO e CDO, especialmente em empresas pequenas.

CCO - Chief Communications Officer

O CCO, Chief Communications Officer ou Diretor de Comunicações, é o executivo responsável pela manutenção e melhoria da reputação da empresa.

Isso se dá através da criação e execução de protocolos claros e objetivos de comunicação com os clientes, fornecedores, mídia e o público em geral.

O CCO com frequência também é responsável pelo setor de satisfação do cliente.

Em muitos casos a função do CCO é exercida pelo CMO - Chief Marketing Officer.

A sigla CCO também pode se referir ao Chief Compliance Officer, o Diretor de Compliance.

CCO - Chief Compliance Officer

O CCO, Chief Compliance Officer ou Diretor de Compliance, é o executivo responsável pela criação e execução do programa de complicante interno da empresa.

Seu objetivo é bem definido: estabelecer e fiscalizar protocolos para que todos os processos internos, interações com clientes e parceiros, e negócios realizados pela empresa estejam de acordo com os valores éticos, morais e legais.

A sigla CCO também pode se referir ao Chief Communications Officer, o Diretor de Comunicações.

CDO - Chief Data Officer

O CDO, Chief Data Officer ou Diretor de Dados, é o executivo responsável pelo desenvolvimento e manutenção da infraestrutura de captura, processamento e análise de dados na empresa.

O papel do CDO pode variar muito em cada empresa, mas normalmente é responsável por extrair valor comercial e estratégico dos dados e informações da empresa.

Em muitas empresas o cargo do CDO é exercido pelo CIO - Chief Information Officer.

CE - Chief Engineer

CE, o Chief Engineer ou Engenheiro Chefe, é o executivo responsável pelo departamento de engenharia da empresa.

Suas responsabilidades incluem revisar e aprovar novos projetos, gerir cronogramas e orçamentos, criar protocolos de segurança e garantir que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com normas de segurança e as leis.

O CE também é responsável por criar o plano estratégico de longo prazo da divisão de engenharia, alinhando o desenvolvimento e capacitação da equipe e maquinário com os requisitos dos produtos a serem desenvolvidos.

CHRO - Chief Human Resources Officer

CHRO, o Chief Human Resources Officer ou Diretor de Recursos Humanos, é o executivo responsável pelo departamento de Recursos Humanos da empresa.

O capital humano da empresa é sua responsabilidade.

O CHRO é responsável pelos processos seletivos, e também por conduzir avaliações de desempenho dos seus funcionários e pela resolução de conflitos internos.

Em um papel mais administrativo, o RH também é responsável pelo controle da folha de pagamento.

O CHRO também é responsável por desenvolver programas de capacitação para os funcionários, com o objetivo de aumentar eficiência, produtividade e retenção, reduzindo a rotatividade dos funcionários.

CIO - Chief Information Officer

CIO, o Chief Information Officer ou Diretor de Informações, é o executivo responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação utilizados na empresa.

O papel do CIO não é muito bem definido porque pode variar muito em cada empresa, mas normalmente é responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de tecnologia (TI) e também por extrair valor comercial e estratégico dos dados e informações da empresa.

Em muitas empresas o cargo do CIO é combinado, ou exercido, pelo CDO - Chief Data Officer. Também existe uma sobreposição com o trabalho do CTO - Chief Technology Officer.

O CLO, Chief Legal Officer ou Diretor Jurídico, é o executivo responsável pela estrutura jurídica da empresa.

Entre suas obrigações estão o controle jurídico, fiscal e tributário da empresa para garantir a conformidade com as leis e regras.

O CLO também é responsável por desenhar a estratégia de defesa da empresa em processos jurídicos.

CMO - Chief Marketing Officer

O CMO, Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing, é o executivo responsável por todas as atividades relacionadas ao marketing da empresa.

O CMO participa do desenvolvimento e execução de novos produtos, estratégias de marketing e vendas, e comunicação com clientes e mercado.

O CMO também é responsável por acompanhar os resultados das campanhas de marketing e vendas em conjunto com uma visão analítica de todo o mercado.

Outro departamento de responsabilidade do CMO é o atendimento ao cliente. Protocolos devem ser estabelecidos para guiar o suporte do pré-venda ao pós-venda, com o objetivo de sempre dar a melhor experiência para o cliente.

CSO - Chief Security Officer

CSO, o Chief Security Officer ou Diretor de Segurança, é o executivo responsável por toda a estratégia de segurança da empresa.

Dependendo da natureza da empresa, o CSO pode ser responsável por desenvolver e executar os protocolos de segurança física e/ou tecnológicas da empresa.

Por exemplo, o CSO pode garantir a segurança do patrimônio físico da empresa (imóveis, frota e bens físicos), controlar e garantir a segurança dos executivos e funcionários da empresa e organizar a segurança de eventos.

O CSO também pode ser responsável pela segurança tecnológica da empresa, sendo responsável por criar protocolos e infraestrutura que protegem a empresa de ataques cibernéticos.

A sigla CSO também pode ser utilizada para o Chief Science Officer - Diretor Científico..

CSO - Chief Science Officer

O CSO, Chief Science Officer ou Diretor Científico, é o executivo responsável pelo desenvolvimento tecnológico e científico da empresa.

Este cargo é pouco comum e normalmente só é ocupado em empresas que investem muito pesado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) científico para desenvolvimento e melhoria dos produtos.

Sua responsabilidade é desenvolver e supervisionar as estratégias de pesquisa científica para garantir segurança e viabilidade dos estudos, e comunicar os resultados com a comunidade científica quando necessário.

A sigla CSO também pode ser utilizada para o Chief Security Officer - Diretor de Segurança.

Conclusão

Uma empresa pode ter dezenas de cargos executivos, cada um responsável por uma parte específica das operações.

E normalmente todos reportam diretamente para o CEO.

Neste post a gente viu os 14 principais cargos executivos e quais as suas responsabilidades dentro da empresa.

Mas existem vários outros que podem existir em empresas que operam em nichos específicos do mercado e acabam sendo pouco comuns.

Se você tiver qualquer dúvida ou curiosidade sobre os cargos do C-Level que eu falei aqui em cima (ou algum que eu não tenha falado!) deixe um comentário aqui embaixo no fim do post.

Vai ser um prazer conversar com você!

E tem mais uma última dica que eu quero te dar hoje.

Agora que você já sabe tudo sobre os cargos executivos, você pode descobrir todas as informações administrativas e jurídicas de todas as 24.035.949 empresas ativas no nosso Brasil, inclusive o nome dos sócios e seus cargos!

Descobrir todas as informações para ajudar no seu modelo de negócios, e principalmente na prospecção de negócios, nunca foi tão fácil, rápido e seguro.

Dá uma olhadinha no nosso programa de inteligência de mercado agora, eu tenho certeza que vai ser um divisor de águas na sua empresa.

E como você está lendo esse post agora, eu tenho certeza que se interessa muito pelo nosso mundo do empreendedorismo.

Você pode fazer parte da melhor comunidade de empreendedorismo do Brasil e receber análises exclusivas direito no seu email.

É só deixar seu email aqui embaixo que eu vou te mandar posts e análises exclusivas sobre o empreendedorismo no Brasil, junto com várias dicas de como você pode melhorar a sua empresa e descobrir novas oportunidades de mercado. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Antes da gente terminar por aqui eu separei alguns posts que acho que você vai gostar muito de ver. Tem informações muito poderosas e análises exclusivas que você não pode ficar de fora.

Abraço,

Fred