O Brasil é o país do empreendedorismo.
Com uma população de aproximadamente 210 milhões de habitantes nosso país tem mais de 60 milhões de empresas registradas.
Dessas, em torno de 24 milhões estão ativas hoje e mais da metade são Microempreendedores Individuais.
Sim, o Brasil tem mais de 11 milhões de Microempreendedores Individuais ativos hoje!
As oportunidades de negócios no nosso país são enormes, porque todos os dias abrem e fecham milhares de empresas em todas cidades e em todos os setores da economia.
E cada abertura e fechamento muda a dinâmica da economia do seu bairro e da sua cidade. É um novo cliente ou um novo concorrente que entrou no jogo.
Mas apesar desses números gigantes, existem padrões muito claros.
Algumas regiões empreendem mais que outras, algumas regiões têm uma participação de MEI muito maior que outras, e as atividades econômicas exercidas em cada estado também mudam bastante.
Você que já segue o blog aqui já sabe que eu sempre pego os dados oficiais e mais atualizados e faço uma análise completa e exclusiva com um monte de gráficos, mapas e vídeos pra gente descobrir tudo sobre o assunto.
E esse post não vai ser diferente!
Eu peguei os dados oficiais e atualizados da Receita Federal e fiz dezenas de análises muito poderosas pra gente descobrir juntos tudo sobre a evolução dos MEI no Brasil.
Vamos ver tudo sobre o crescimento ano após ano (e até mês a mês), vamos analisar a distribuição deles nos municípios, estados e regiões do país e ver quais lugares os MEI dominam.
E claro, o mais importante de tudo, também vamos analisar os setores da economia que os Microempreendedores Individuais estão empreendendo em cada estado!
Então vem comigo e com os milhares de empreendedores, vendedores, diretores e apaixonados pelo Brasil que acompanham nosso blog pra descobrir TUDO sobre como os MEI estão revolucionando o nosso país!
Tenho certeza que vai te dar insights valiosos de negócios.
E caso você queira navegar o post mais fácil e achar qualquer seção rapidinho eu criei um Sumário, pra ativar é só clicar aqui ou no botãozinho de lista ali no canto superior esquerdo.
Ninguém segura os Microempreendedores Individuais!
A gente não cansa de ver na TV e nos jornais sobre como os Microempreendedores Individuais estão crescendo MUITO.
Eu podia começar esse post mostrando vários gráficos. Mas eu resolvi começar de um jeito muito melhor e te mostrar isso com um vídeo exclusivo que eu fiz pra gente.
Preste atenção nos detalhes, porque tem uma coisa que me chamou muito a atenção ao ver este vídeo:
Eu amo esses vídeos, e pelo visto vocês também porque a quantidade de compartilhamentos dos últimos vídeos no nosso Insta (@oportunidados) foi impressionante!
E não foi a toa, a briga entre os estados é muito divertida de assistir!
Bom, a briga da segunda a última posição são divertidas de acompanhar, porque São Paulo sempre brinca sozinho lá em cima hehe
Confesso que assisti esse vídeo umas 5 ou 6 vezes, cada vez acompanhando um estado diferente e vendo as brigas entre os estados da mesma região.
O que aconteceu com seu estado? E seus vizinhos? Me conta nos comentários do post lá no fim, vai ser muito legal bater um papo com você!
Em todas as vezes que assisti o vídeo uma coisa ficou muito clara pra mim: o crescimento de MEI realmente é impressionante. Os números são muito grandes e só crescem.
Pra começar a explorar esse mundo eu preparei um gráfico muito poderoso que resume tudo isso pra gente.
Desde 2009, quando a categoria MEI foi criada, ano após ano vem ganhando muita força e cada vez é uma parte maior da abertura das novas empresas.
(Se você não entendeu muito bem o gráfico, não tem problema nenhum! Só dá uma olhadinha nesse post que eu explico de um jeito super fácil como interpretar cada tipo de gráfico para tomar decisões inteligentes).
Essa informação é poderosa demais, para pra pensar.
Já em 2010, logo no início do programa, quase metade (49.2%) das empresas abertas naquele ano foram MEI.
Mas em 2019 esse número já chegou a 76.9% das novas empresas. Isso é impressionante!
E não só pela proporção cada vez maior, mas também pelo volume.
Olha ali no gráfico em 2009, quando MEI estava começando e ainda não tinha pego tração, foram abertas menos de 1 milhão de empresas no Brasil.
Em 2019 foram mais de três milhões de empresas abertas, dessas praticamente 2.5 milhões foram MEI!
Ou seja, em 2019 somente os MEI abriram praticamente três vezes mais empresas do que foram abertas no total em 2009.
Por que você acha que tem sido assim? Comenta aqui embaixo.
Antes do MEI
Ao olhar esse gráfico eu fiquei muito curioso em olhar ainda mais para o passado, antes da categoria de MEI ser criada, pra ter uma idéia de como isso vem evoluindo.
E bom, você deve lembrar da época da escola de ter ouvido a professora de ciências falar da Terceira Lei de Newton, aquela que para toda ação existe uma reação.
Aqui pra Oportunidados o Newton adaptou um pouco essa Lei..
Parece legítimo pra mim. Se Newton falou, é Lei.
😏
Esse gráfico mostra a abertura e fechamento anual de empresas no Brasil desde 1966.
Os dados são muito claros. Desde que MEI entrou em vigor, a abertura de empresas aumentou muito.
Mas esse gráfico mostra outra coisa bem interessante..
Com certeza você também reparou naquelas barras feias em 2008 e 2018. Elas foram o resultado da crise econômica global de 2008 e da crise política e econômica de 2016-2018 no nosso país, quando perdemos milhões e milhões de empresas.
Esse assunto é tão interessante e importante que eu escrevi um post muito completo que analisa tudo que aconteceu com as empresas durante essas duas crises em todos os 21 setores da economia do Brasil que você tem que ler para preparar a sua empresa para as próximas crises.
Mas voltando aqui pra nossa análise. Fiz mais um gráfico só pra gente ver essa abertura de MEI de um jeito um pouco diferente, olhando a abertura mês a mês.
O Brasil está empreendendo cada vez mais, e a participação de MEI só aumenta!
Mas tem outra coisa bem interessante que dá pra ver nesse gráfico aí. Você com certeza já sacou se leu o Guia Prático das Empresas do Brasil..
O brasileiro adora abrir empresa e empreender, mas não em Dezembro e Janeiro. Será que procede que as coisas começam a funcionar e só pode abrir empresa depois do Carnaval?
🤣
Só ver ali, o gráfico nunca mente. As barrinhas do fim e começo de cada ano são sempre bem menores que nos outros meses.. hehe!
Mas voltando aqui rapidinho, só vou colocar de volta o gráfico que apresentei lá no começo do post pra gente poder fazer umas comparações com os próximos gráficos.
Esse gráfico aqui abaixo mostra exatamente a mesma informação do gráfico anterior, com uma pequena diferença, porque agora estamos olhando só o percentual das empresas.
Assim dá pra ver que claramente desde 2009 temos uma tendência de participação cada vez maior de MEI na abertura de empresas.
Mas precisamos olhar também o outro lado. Como é essa distribuição entre as empresas que estão fechando?
Como esperado, no geral a participação de MEI nas empresas que fecham também está aumentando.
E aquele pico em 2018, muito triste né?
Como fizemos com o gráfico de abertura de empresas, também um fiz do fechamento das empresas olhando só o percentual.
Aqui a tendência de fechamento não é tão clara quanto a de abertura.
MEI é uma fatia bem relevante dos fechamentos, mas não temos a mesma tendência de crescimento que vemos nas aberturas.
Até aqui a gente já viu tudo sobre abertura e fechamento de MEI, e por um motivo.
Não adianta só olhar a abertura, precisamos olhar o fechamento também para entender quantas empresas estão de fato ativas em cada ano.
Pra ver isso eu fiz mais um gráfico pra gente.
Esse gráfico mostra a quantidade de MEI ativos desde 2010. Como esperado o crescimento é bem forte e constante, com exceção do começo de 2018 quando tivemos uma grande perda de empresas por conta da crise política e econômica que passamos.
Ao ver tudo isso me bateu uma curiosidade muito grande.
MEI faz sucesso no Brasil inteiro?
Para matar essa curiosidade eu preparei mais um gráfico pra gente.
Esse gráfico mostra o percentual de MEI nas empresas ativas em cada região do país em 2019.
O resultado é claro, MEI é sim um sucesso absoluto em todo o Brasil.
Mas existem algumas diferenças entre as regiões.
Por exemplo, a região Sul é a que menos tem participação de MEI entre as empresas ativas, 44.4%, ao contrário do líder Nordeste com 52.4%!
Ah, ao preparar esse gráfico eu descobri MUITA informação legal sobre o crescimento de MEI nas regiões que me deu muitas idéias, então estou terminando 5 posts exclusivos pra você onde eu vou analisar TUDO sobre o crescimento de MEI em cada região.
Pra ficar por dentro de todas as notícias e análises que eu publico aqui no blog, e também para ver uns gráficos exclusivos, segue a gente agora no Insta, Face, LinkedIn e YouTube. Você não pode ficar de fora da melhor comunidade de inteligência de mercado do Brasil!
Mas tem uma análise que até agora eu não fiz, e com certeza você que segue o blog aqui já tá até estranhando..
Acho que esse é o post que mais demorou pra eu adicionar um mapa! Hehehe.
Eu sou apaixonado por mapas, e eles conseguem transmitir informações muito poderosas.
Esse mapa mostra a quantidade de MEI ativos em 2019 em cada estado do país. Não é surpreendente que São Paulo seja o líder, mas achei muito legal que os estados do Nordeste, Sudeste e Sul também tem muitos MEI ativos.
Mas isso me fez pensar sobre a distribuição de MEI entre todas as empresas ativas em cada estado.
E é exatamente isso que esse mapa mostra!
Quanto mais claro o azul neste mapa, menor o percentual de MEI entre as empresas ativas, ou seja, existem mais empresas de portes maiores do que MEI ativos.
Aí eu fiquei surpreso.
Já esperava (como vimos lá no Guia Prático das Empresas do Brasil) que São Paulo tivesse um percentual baixo, mas fiquei surpreso que todos os estados do Sul, Sudeste, Maranhão e Amapá também tem pouco participação relativa de MEI.
Curioso né?!
Mas temos que avançar mais um nível nessa análise e olhar como é essa distribuição nos municípios.
Aqui neste mapa fica muito claro, São Paulo é mesmo o estado com menor participação em praticamente todos os municípios.
O Sul também tem umas regiões de baixa participação, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e em partes do Nordeste e do Norte também.
Mas como eu sou apaixonado por mapas, fiz uma animação pra gente ver na prática como aconteceu essa evolução de MEI nos municípios do Brasil.
Impressionante né?!
Adorei acompanhar a evolução, vendo como demorou um pouco até MEI ganhar tração no Norte e Nordeste, e depois claro, acompanhar o crescimento nos municípios do Sul e Sudeste principalmente.
Até aqui a gente olhou tudo sobre o crescimento, evolução e distribuição dos MEI nos últimos anos no Brasil inteiro.
Mas tá faltando uma análise que eu prometi fazer, né?!
A pergunta que não quer calar: em qual setor MEI mais empreende?
Confesso que essa era análise que eu estava mais curioso para fazer. Já tinha procurado muito mas não achei em nenhum lugar uma análise completa do perfil empreendedor dos MEI.
Então é claro que eu botei a mão na massa e processei os dados mais de 10 milhões de Microempreendedores Individuais para preparar esse gráfico aqui para nossa comunidade!
O gráfico é claro, a maioria dos MEI empreendem no setor de serviços e comércio geral.
A atividade de cabeleireiros lidera a lista, seguida por comércio varejista de artigos do vestuário, obras de alvenaria e promoção de vendas.
Dá pra gastar muito tempo olhar esse gráfico e olhando a sequência das atividades, acompanhando o tamanho da caixinha de cada uma. Eu gastei muito tempo e descobri muita coisa legal que tenho certeza que você também vai gostar e talvez pensar em criar alguma coisa pra aproveitar essa tendência.
Mas tem uma categoria que eu quero comentar aqui.
Polêmica: Entregador de aplicativo é empreendedor?
Sempre que falamos sobre o crescimento de MEI, tem muita gente que acha que MEI é basicamente entregador ou motorista de aplicativo, e que isso não é empreender.
Já me disseram que MEI só cresce porque o Brasil vai mal e não tem nada a ver com empreendedorismo, que tem a ver com informalidade e que é algo ruim e não algo positivo do brasileiro.
Claro, todas essas pessoas que trabalham para os aplicativos são MEI, mas a atividade econômica de “Serviços de entrega rápida” é só a vigésima atividade mais comum entre os MEI!
E qual setor MEI mais empreende no seu estado?
Esse gráfico mostra os mesmos dados do gráfico anterior, mas agora agrupados por estado. Dá pra ver muitas semelhanças na estrutura geral das atividades mais comuns, mas tem algumas diferenças bem interessantes!
Qual a posição do seu setor, ou o que você achou de mais interessante no seu estado? Me conta nos comentários aqui no fim do post, quero muito discutir isso com você!
Conclusão
Que mundo espetacular dos microempreendedores individuais que a gente acabou de descobrir! Aposto que você ainda não tinha visto nada disso, não é mesmo?
Foram dezenas de gráficos, mapas e vídeos muito poderosos que nos deram uma visão completa de tudo sobre MEI.
Começamos analisando o crescimento mensal e anual de MEI, olhando tanto para a abertura quanto para o fechamento de MEI.
Fizemos comparações muito interessantes com a abertura de outros tipos de empresa, e ali ficou claro que MEI estão dominando o jogo hoje em dia.
Também olhamos a fundo a distribuição de MEI em todos os municípios e estados do nosso país, em números absolutos e no percentual entre as empresas ativas. E eu confesso que fiquei bem surpreso com a diferença entre as regiões.
Também vimos como a crise econômica e política de 2016 a 2018 afetou o empreendedorismo no Brasil. Pesado.
E claro, olhamos a fundo onde todos os MEI do Brasil estão empreendendo!
Alguns setores surpreenderam a gente! E também foi muito bom finalmente enxergar essa lista completa e ver que ao contrário do que muita gente pensa, MEI não se resume a motoristas e entregadores de aplicativo. Muito pelo contrário.
Eu adorei navegar com você nessa análise super completa sobre MEI, e que me deu muitas idéias de análises que já estou fazendo para analisar a evolução do empreendedorismo em cada região do Brasil.
As análises estão quase prontas e em breve eu vou publicar elas aqui no blog.
Você já percebeu que as análises são sempre muito completas e exclusivas, eu analiso tudo muito a fundo, e claro, sempre com dados oficiais e atualizados.
Em breve vou postar mais umas análises que eu tenho certeza que você vai gostar muito, então junte-se a milhares de empreendedores, diretores, vendedores e sonhadores e receba tudo isso direto no seu email no minuto que eu publicar!
Assim você não perde algo que pode ser sua oportunidade de negócios de uma vida. É muito fácil, é só deixar seu email aqui que eu vou te mandar análises exclusivas. É grátis e eu prometo que não vou te mandar bobeira, somente conteúdo de altíssima qualidade.
E agora eu quero te dar uma dica poderosa.
Eu construi um programa muito poderoso com todas as informações de todas as {“total”=>60944826} empresas registradas no Brasil.
Ele é poderoso, completo, atualizado, seguro, rápido e fácil de usar.
E em 2 minutos, com poucos cliques, você vai descobrir muitas oportunidades de negócios para vender mais!! Eu tenho certeza que você vai gostar muito.
Antes de terminarmos por hoje, conta pra mim aqui embaixo nos comentários o que você mais gostou de descobrir nesse post!
Quero muito conversar com você, aguardo teu comentário.
Abraço,
Fred
PS: Se quiser ver gráficos super legais e exclusivos segue a gente no Insta, Face, LinkedIn e YouTube!